Bem vindo ao site pauloferreira.pt. Esta página e todos os seus conteúdos são propriedade de Paulo Ferreira. Encontrará temas relacionados com a sua actividade profissional, nomeadamente a informática, o AutoCAD, o Revit, o Civil 3D ou o 3ds max, a fotografia e o timelapse.

Ligar e desligar plantas sobrepostas

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Revit

De entre os muitos recursos que o Revit possui, existem bastantes que são importantes e indispensáveis para a criação das diversas vistas. Neste caso em concreto vou falar de um deles, designadamente a opção gráfica "Underlay" ou em português “Subjacente”, que nos permite mostrar um objecto ou desenho por exemplo de um pavimento inferior ou superior de forma sombreada, tendo por objectivo auxiliar a criação de paredes ou colocação de algum objeto que se pretenda que esteja alinhado com uma forma estrutural qualquer. Por exemplo, é muito útil quando pretendemos "construir" paredes "em cima" de outras paredes do piso inferior ou recortar a abertura para uma escada proveniente do piso inferior.

Para utilizar esta funcionalidade, devemos estar na vista de uma Planta de Piso, para podermos mostrar o que esta abaixo ou acima da planta que estamos a usar. Para ativar a visualização gráfica de alguma planta (do tipo grayscale), basta aceder à caixa de propriedades "Properties" e mais abaixo clicar na caixa de verificação “Underlay”. Por defeito, deve estar activa a opção "None" e para ativar a visualização de alguma planta é só escolher de entre as opções disponíveis neste campo, ou seja, todas as vistas em planta do projeto em curso.

Nas imagens seguintes é possível verificar a utilização das duas opções (None ou Piso).

underlay nenhum nivel

Na imagem anterior, a funcionalidade "Underlay" está desligada, pelo que não é visível qualquer planta sobreposta no Level 2

underlay nivel 1

Na imagem anterior é possivel visualizar a funcionalidade "Underlay" activa, pois mostra o Level 1 sobreposto com o Level 2.

Esta é pois uma dica que aumenta a produtividade, aquando da execução de plantas onde é necessário visualizar o que está imediatamente acima ou abaixo do Level activo.