Bem vindo ao site pauloferreira.pt. Esta página e todos os seus conteúdos são propriedade de Paulo Ferreira. Encontrará temas relacionados com a sua actividade profissional, nomeadamente a informática, o AutoCAD, o Revit, o Civil 3D ou o 3ds max, a fotografia e o timelapse.

Pormenorização em Revit Architecture

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Revit

detalhe revitA pormenorização em Revit tem sido muito discutida entre quem utiliza esta ferramenta de projecto. Há quem diga que afinal (nunca percebi muito bem a surpresa) o programa não pormenoriza convenientemente. É minha opinião que quem pensa desta maneira, pensa erradamente! A verdade é que o software não faz milagres ou não tem um "botão" dos pormenores onde se clica e tudo aparece. A realidade simplesmente me diz que há fomas de conseguir este nível, mas só depois de o utilizador decidir o nivel de pormenorização que deseja dar a cada projecto. É relativamente óbvio que não basta que o programa faça cortes e vistas instantâneas com base nos seus componentes, para que se pense que também desenha a pormenorização nessa extracção de peças desenhadas. O nível de detalhe tem de ser especificado pelo utilizador. Penso até que se foi criando uma ideia de "facilitismo" junto de quem distribui este software que levou a que os profissionais desta área, olhassem para o Revit, desta maneira.

Por outro lado é sabido que o Revit possui uma biblioteca muito extensa de pormenores e com base nestes elementos, poderemos obter pormenores com mais qualidade do que no AutoCAD, pelo simples facto de que esse detalhe é coerente em qualquer momento com as vistas ou cortes. A maior ou menor relativa facilidade com que se trabalham as familias, é muito importante na obtenção dos melhores resultados.

Só faz sentido que se detalhe determinados elementos, se eles forem visiveis numa vista de alçado, corte ou planta. Caso contrário basta que seja anexado um detalhe de AutoCAD numa vista de desenho (Drafting View) e liga-la directamente ao pormenor.