Bem vindo ao site pauloferreira.pt. Esta página e todos os seus conteúdos são propriedade de Paulo Ferreira. Encontrará temas relacionados com a sua actividade profissional, nomeadamente a informática, o AutoCAD, o Revit, o Civil 3D ou o 3ds max, a fotografia e o timelapse.

Criação de Menus no AutoCAD

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

Porque nos ultimos tempos tenho estado envolvido em implementação de novas formas de trabalhar e que rentabilizem ao máximo o trabalho em AutoCAD, decidi publicar este artigo que retrata uma das valências do software "AutoCAD" ou seja, o facto de ele permitir o desenvolvimento de aplicações que são incorporadas nele próprio. Não são muitos os programas que permitem esta interação entre um dado utilizador "avançado" e o software.
Normalmente a criação de um simples "Menu" de AutoCAD, dispensa grandes conhecimentos em programação, bastando apenas que saibamos quais os recursos básicos para a edição e criação dos arquivos de "Menus".
O primeiro passo a dar neste processo de criação de um "Menu" passa por entender a estrutura dos arquivos de menus para AutoCAD, normalmente identificados pela terminologia (*.mnu).
Vamos então desenvolver um "Menu" que seja "carregado" pelo AutoCAD e que permita a inserção de blocos de uma forma expedita, em qualquer desenho.
A caixa de diálogo de um "Menu" pode apresentar até 20 itens (miniaturas ou "slides" que retratam o bloco), contudo pode conter mais itens, se optarmos por incorporar várias páginas. Muito embora o "Menu" possa ser usado para esta funcionalidade, ele pode ser utilizado em formas mais avançadas se lhe incorporarmos "macros" ou expressões "diesel" ou mesmo código "lisp".

AutoCAD 2017 - Centro geométrico

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

De entre as numerosas novidades na nova versão de AutoCAD 2017, há uma que gostaria de dar a conhecer. Trata-se da introdução de mais um novo parâmetro nos "Object Snap". Dá pelo nome de "Geometric Center Object Snap" [GCE] e tem como finalidade ajudar o desenhador, ou qualquer técnico de desenho, a encontrar o centro geométrico de uma dada figura, que tenha por base polilinhas fechadas ou poligonos irregulares. Para o efeito surge um novo simbolo (*) sempre que esse ponto é encontrado.