Bem vindo ao site pauloferreira.pt. Esta página e todos os seus conteúdos são propriedade de Paulo Ferreira. Encontrará temas relacionados com a sua actividade profissional, nomeadamente a informática, o AutoCAD, o Revit, o Civil 3D ou o 3ds max, a fotografia e o timelapse.

Criar novos layers com "macros"

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

Macros no AutoCADO AutoCAD é uma ferramenta que nos permite trabalhar de forma mais expedita, se recorrermos ao uso da funcionalidade de gravação de macros. Para o efeito vou demonstrar como se criam novos layers de uma forma automática, em novos ficheiros dwg, por exemplo. A maioria dirá que podemos recorrer a templates pré-definidos, onde temos os nossos layers já criados, contudo há sempre necessidade de acrescentar novos, mais dia, menos dia. Assim sendo, e usando a funcionalidade de macro, vamos ao botão de "Record" em Manage tab -> Action Recorder. Depois de acender a "luz" que indica que a macro está a gravar, procedemos á inserção na linha de comandos, das orientações que pretendemos dar. Por exemplo, neste caso de criação de layers, damos os seguintes comandos:

  -LAYER (Enter) ->N (Enter) ->ARQUITECTURA (Enter) ->N (Enter) ->ENGENHARIA (Enter) ->S (Enter) ->ARQUITECTURA (Enter)

Após estas indicações paramos a gravação "Stop" e escolhemos o nome a dar á macro para posteriormente a podermos usar noutros ficheiros. Essencialmente, o que fizemos foi criar dois layers novos e colocamos o layer "ARQUITECTURA" activo. Sempre que precisarmos de criar estes layers, basta que escolhamos o nome da macro desejada (Avaiable Action Macro) no menu Manage, e de seguida, clicamos em "Play". É tão simples, quanto isto, a criação de novos layers com base em macros. Espero ter dado meu contributo, para de alguma forma aligeirar o processo de criação de novos layers. Abraço.