Bem vindo ao site pauloferreira.pt. Encontrará aqui alguns temas relacionados com a sua atividade profissional. Divirta-se!

Select Similar - Opções

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

Select similar, uma novidade introduzida nas mais recentes edições do AutoCAD e que dá "imenso jeito" quando necessitamos de seleccionar rapidamente determinados objectos presentes nos nossos desenhos. A maioria dos utilizadores provavelmente não sabe que este comando tem várias opções que nos permitem alterar a forma de selecção, baseada numa determinada característica do objecto. Por exemplo, quando se pretende seleccionar as linhas que estão num determinado layer e ao mesmo tempo filtra-las por um qualquer tipo de linha. Pois bem, existe essa possibilidade e o comando "SELECTSIMILAR" faz rapidamente esse processo de escolha. Para conseguirmos seleccionar desta forma é necessário recorrer ás "SETTINGS" como mostro nesta linha de texto retirada da linha de comandos: Command: SELECTSIMILAR
Select objects or [SEttings]: se


Se escolhermos a opção "SE" iremos para uma caixa de diálogo onde podemos optar por marcar as opções baseadas em; Color, Layer, Linetype, Linetype scale, Lineweight, Plot style, Object style e Name. Uma vez aqui, podemos escolher qual ou quais a opções que necessitamos para seleccionar determinado objecto baseado numa certa característica.

Nota: Na versão do AutoCAD 2014, existe um "bug" que faz com que este comando nem sempre funcione da melhor maneira. Baseado na minha experiência de utilização, para ultrapassar este problema basta que quando digitamos o comando "SELECTSIMILAR" façamos sempre uma escolha da opção "SE" e desta forma "obrigamos" o comando a verificar as opções seleccionadas. Resulta! Até um próximo tópico.