Bem vindo ao site pauloferreira.pt. Esta página e todos os seus conteúdos são propriedade de Paulo Ferreira. Encontrará temas relacionados com a sua actividade profissional, nomeadamente a informática, o AutoCAD, o Revit, o Civil 3D ou o 3ds max, a fotografia e o timelapse.

Criar um bloco dinâmico

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Profissional

A construção de bocos dinâmicos deve seguir uma certa ordem por forma a não haver recuos no processo de criação da entidade. Assim, deve-se planear o ou os tipos de transformações que pretendemos que o bloco tenha no plano XY. Esta etapa é fundamental, na medida em que podemos definir o tipo de parâmetros e de acções que a construção do bloco deverá conter, bem como as ligações entre si.

Par?metros Actions

Existem diversas formas de se criar o bloco, (inserir blocos já definidos, copiar geometrias pela área de transferência do windows ou desenha-los normalmente na área gráfica do editor, se bem que este último não proporcione todas as ferramentas de edição).

Para que um bloco seja considerado "dinâmico" deverá incluir pelo menos um parâmetro, cujas designações se apresentam de seguida:

  • Point
  • Base point
  • Linear
  • Polar
  • XY
  • Flip
  • Alignment
  • Rotation
  • Lookup
  • Visibility

Neste tutorial (em video), vamos usar o parâmetro Flip, que permite a inverso (mirror) do bloco entre a esquerda e a direita, cuja execução é  accionada por um clique no Grip. Este parâmetro só poderá ser associado a uma acção do tipo Flip, cujas propriedades são adicionadas (Flipped e Not flipped).

O ficheiro usado como base para este exemplo pode ser descarregado a partir desta hiperligação: Tutorial Bloco Dinâmico

Boa sorte e até breve.