Bem vindo ao site pauloferreira.pt. Esta página e todos os seus conteúdos são propriedade de Paulo Ferreira. Encontrará temas relacionados com a sua actividade profissional, nomeadamente a informática, o AutoCAD, o Revit, o Civil 3D ou o 3ds max, a fotografia e o timelapse.

Criar tipos de linhas

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Profissional

TUTORIAL CRIAR TIPOS DE LINHAS EM AUTOCAD

 

  • Neste tutorial pretendo demonstrar uma forma expedita de criação de diferentes tipos de linha em Autocad.

Para o fazermos basta recorrer ao comando MKLTYPE que produz resultados rápidos (embora limitados tendo em conta as enormes possibilidades da edição do ficheiro acadiso.lin).

Comecemos então por abrir um ficheiro novo tendo como base o template acadiso.dwt (este tutorial foi baseado no Autocad 2009).

Após termos desenhado a linha e um texto por exemplo, que pretendemos definir e vir a utilizar em determinados desenhos, escrevemos na linha de comandos MKLTYPE.

Como exemplo, usei para este tutorial um segmento de recta e um texto tal como mostra a imagem seguinte.

De seguida surge-nos uma caixa onde deveremos escrever o nome do ficheiro (do tipo *.lin) e o local onde irá ser gravado. Recomenda-se a pasta Support do Autocad em Documents and Settings.

Em "Enter linetype name:" dá-mos um nome

Em "Enter linetype description:" escrevemos uma breve descrição do que será o tipo de linha a criar

Em "Specify starting point for line definition:" clicamos no inicio da linha como mostra a primeira imagem (start point).

Em "Specify ending point for line definition:" clicamos depois do texto (como na primeira imagem ou outra coisa qualquer), por exemplo.

Em "Select objects:" seleccionamos todas as entidades que pretendemos incluir no tipo de linha a criar (linha e texto para este exemplo).

Finalmente temos o nosso tipo de linha criado e pronto a ser usado, pelo que basta seleccionar o tipo correcto no menu de topo como mostra a imagem.

O resultado deste exemplo usado no tutorial é o que se apresenta na imagem seguinte:

Espero que este tutorial seja útil no dia-a-dia para quem usa o Autocad no exercício da sua profissão.

Para qualquer esclarecimento ou dúvida, usem o forum deste site.

Ass. Paulo Ferreira