Bem vindo ao site pauloferreira.pt. Encontrará aqui alguns temas relacionados com a sua atividade profissional. Divirta-se!

Iniciar um desenho

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Profissional

Têm-me chegado diversos desenhos vindos de outros gabinetes, que por exemplo, trazem as unidades em polegadas...ou usam o sistema imperial...ao contrário do nosso...o métrico!

Assim, vou colocar aqui um tutorial relacionado com este aspecto que mencionei:

O Autocad, disponibiliza diversas formas de se iniciar e desenvolver um desenho novo, contudo o método que recomendo é iniciar um desenho novo através da abertura de um ficheiro "template".
Para isso, basta aceder ao menu "File" e clicar em "New" como mostro a seguir:

autocad 01

De seguida abre-se uma caixa de "Select Template" como mostro na figura seguinte, onde poderá escolher qual o modelo template a arrancar...de referir que existem vários modelos...sendo o mais comum...o "acadiso.dwt"

autocad 02

Já agora, explico o que é um ficheiro "template":
Trata-se de um desenho que contém configurações, estilos de layers, definições de plotagens, estilos de cotas, objectos diversos, blocos predefinidos, definições várias, unidades de medida, elementos de desenho básicos,etc, que lhe irão poupar muito tempo de execução do desenho, de entre os quais saliento:
-Tipo de unidade de precisão
-Configuração de ferramentas
-Organização de layers e layouts
-Blocos, margens, folhas de impressão, logótipos
-Estilos de cotagem
-Estilos de plotagem
-Tipos de linhas e espessuras
-Estilos de texto (automático ou não)

Continuando a falar sobre os ficheiros "template", de referir a existência de muitos ficheiros na pasta de instalação do Autocad, incluindo alguns que cumprem as recentes normas ANSI, DIN, ISO e JIS.
Assim, poderá  iniciar um desenho novo abrindo um deles, ou então, optar por modificar ou alterar um já existente, bem como adaptar.
Aconselho a que façam o vosso "template" a partir do existente "acadiso.dwt" e o adaptem ao vosso gosto, modificando alguns componentes, ou então acrescentando novas caracteristicas. Um ficheiro template, leva anos a elaborar...e nunca estará concluido, pois todos os dias, inserimos novos objectos, novos estilos, indo de encontro aos nossos padrões e requisitos...permitindo assim, poupar tempo quando iniciamos um desenho novo, uma vez que vamos utilizar objectos já existentes e já  configurados.

Experimente o seguinte:
Clique no menu "File" e em seguida "New"
Na janela de diálogo "Select Template", clique num dos seguintes templates que indico:
-Tutorial-mArch.dwt (template dos desenhos no sistema métrico)
-Tutorial-iArch.dwt (template dos desenhos no sistema imperial)
...e de seguida faça "Open"

Se tentar desenhar algum vector, verificará que o ficheiro no sistema métrico, utiliza a escala do milimetro no sistema de unidades, enquanto o ficheiro imperial utiliza as polegadas como unidade de desenho.

Agora vão lá para o vosso programa de cad e usem e abusem deste pequeno, mas  útil tutorial, uma vez que é um procedimento básico ao nivel do desenho de Cad e que muito "boa gente" desconhece.

Espero ter sido útil, e obrigado por se ter dado ao trabalho de ler este texto.

Abraço,

Paulo Ferreira