Bem vindo ao site pauloferreira.pt. Esta página e todos os seus conteúdos são propriedade de Paulo Ferreira. Encontrará temas relacionados com a sua actividade profissional, nomeadamente a informática, o AutoCAD, o Revit, o Civil 3D ou o 3ds max, a fotografia e o timelapse.

Acelerar o AutoCAD com QTEXT

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Profissional

Todos os dias debatemo-nos com problemas de desempenho do AutoCAD. Na maioria das vezes o problema não está nas características de hardware da máquina e muito menos na capacidade do operador do software. Antes sim, nos enormes ficheiros *.dwg que requerem muitos recursos dos programas que os produzem, pelos mais variados motivos, como por exemplo, imensos textos, referências externas, novas funcionalidades de parametrização, imagens e tabelas de excel, novos métodos de desenho e novas formas de representação de objectos e entidades. Actualmente o AutoCAD não é um programa de mero desenho vectorial. Neste tópico vou-me centrar numa das situações que ocorre mais vezes, que é a manipulação por parte do AutoCAD de textos existentes num desenho e que é um dos problemas de gasto de recursos conhecido, quando estamos a produzir um determinado desenho, parte integrante de um projecto.

Sempre que temos um ficheiro com enormes quantidades de textos e pretendemos "acelerar" o desempenho do AutoCAD, podemos usar um comando do AutoCAD, que permite diminuir o tempo dos famosos "redraws e regenerations"  (REDRAW e REGEN). Basta que para isso não necessitemos de usar ferramentas de edição de texto. O comando dá pelo nome de "QTEXT" e "desliga" os textos na opção "ON", fazendo aparecer ao mesmo tempo uma caixa rectangular em torno desse texto, o que evita termos de estar atentos ás linhas que porventura possam ser desenhadas em cima dos textos. Este comando permite ao AutoCAD, não gastar recursos a "renderizar" todas as letras. É uma boa dica para todos os que lidam com problemas de desempenho do programa, no dia a dia.

Command: qtext
Enter mode [ON/OFF] <OFF>: ON
Command: re
REGEN Regenerating model.
Command: QTEXT
Enter mode [ON/OFF] <ON>: off
Command: re
REGEN Regenerating model.