Bem vindo ao site pauloferreira.pt. Encontrará aqui alguns temas relacionados com a sua atividade profissional. Divirta-se!

Substituir fontes em falta nos desenhos

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Profissional

Sempre que criamos estilos de texto no AutoCAD, as fontes de texto associadas aos estilos não fazem parte do ficheiro *.dwg e como tal há que ter algum cuidado na sua escolha. A forma mais correcta é usar fontes do tipo "standard" existentes ou no AutoCAD ou no sistema operativo, para que não tenhamos surpresas quando nos dão um "feedback" de que há algo errado com os textos de um desenho enviado para alguém que necessita de visualizar o ficheiro numa outra máquina. O processo de carregamento da fonte por parte do AutoCAD é o seguinte:

  • Primeiro o programa faz uma procura do ficheiro fonte necessário para abrir um *.dwg no caminho de pesquisa definido nas "Options", se ele residir lá, então não há problema.
  • Se não existe a fonte no caminho definido por defeito, então o AutoCAD procura nas fontes do sistema operativo.
  • Quando a fonte não existe nem num lado nem no outro, então surge-nos uma caixa de alerta e normalmente nas versões mais antigas era  um grande problema, contudo agora há uma solução.

Felizmente o AutoCAD faz a substituição automática sempre que há fontes em falta num desenho. Assim e por defeito essa substituição é feita com base no ficheiro simplex.shx. Uma solução que á partida resolve o nosso problema, ms que pode ser melhorada se optarmos por fazermos nós próprios a escolha do tipo mais adequado e mais parecido com a fonte em falta. Basta que para isso façamos uso da variável FONTALT na linha de comandos do AutoCAD (prompt). Depois do comando surge a opção para escolhermos o novo ficheiro que irá substituir a fonte em falta.

Em alternativa e caso não saibamos os nomes dos ficheiros que podemos escolher, existe ainda uma forma mais fácil de fazer esta alteração e onde podemos visualizar os ficheiros que podem ser escolhidos. Basta que usemos as opções disponiveis em "Options" no separador "Files". Expandimos "Text Editor, Dictionary, and Font File Names" e vamos a "Alternate Font File" conforme imagem anexa. Seleccionamos e fazemos uma procura "Browse". Nesta fase surge uma caixa de diálogo que permite então visualizar e escolher as fontes que precisamos que o AutoCAD use para substituir as fontes em falta.

Este é pois um problema usual mas que pode ser "remediado" caso não nos enviem as fontes necessárias para que determinado desenho "renderize" normalmente os tipos de textos.