Bem vindo ao site pauloferreira.pt. Esta página e todos os seus conteúdos são propriedade de Paulo Ferreira. Encontrará temas relacionados com a sua actividade profissional, nomeadamente a informática, o AutoCAD, o Revit, o Civil 3D ou o 3ds max, a fotografia e o timelapse.

1ºs Socorros do AutoCAD

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Profissional

autocad helpA maioria dos utilizadores de AutoCAD sabe por experência própria que durante a realização de um projecto, o programa irá "crachar" sem motivos aparentes, bem como deixará de funcionar correctamente, como estava antes de ocorrer o erro. Pois muito bem, é nessa altura que se medem os níveis de paciência de cada um! Para ajudar a ultrapassar estes pequenos obstáculos, que naturalmente chegam nos piores momentos, decidi colocar aqui um artigo com truques e dicas. Lembre-se que quando estas situações acontecem podem vir cá consultar o artigo, pois na maioria das vezes existirá uma solução para o problema.

 

  1. O trim e o Extend deixaram de funcionar? Verifique o valor da variável de sistema EDGEMODE. Para usar a extensão dos objectos como limite, mude para 1.
  2. Os comandos Open ou Save não abrem as caixas de diálogo? Mude o valor da variável de sistema FILEDIA para 1.
  3. Os comandos de edição não funcionam quando seleccionamos os objetos antes? Mude o valor da variável de sistema PICKFIRST para 1.
  4. Quando seleccionamos um objeto e vamos depois seleccionar o segundo, o AutoCAD remove a selecção do primeiro? Mudamos o valor da variável de sistema PICKADD para 1.
  5. Não visualiza a deslocação dos objectos durante os comandos Move, Copy ou Rotate? Mude a variável de sistema DRAGMODE para Auto.
  6. Se usar o comando Mirror em textos, estes ficam espelhados? Mudar o valor da variável de sistema MIRRTEXT para 0.
  7. Os objectos não aparecem a tracejado depois de seleccionados? Devemos mudar o valor da variável de sistema HIGHLIGHT para 1.
  8. Os tipos de linhas sofrem alteração de escala nas viewports? Mude o valor da variável de sistema PSLTSCALE para 0.
  9. Existem muitos objectos no ficheiro e o AutoCAD fica muito lento, quando precisa seleccionar todos? Mude o valor da variável de sistema GRIPS para 0.
  10. O AutoCAD abre apenas um ficheiro de cada vez? Mude o valor da variável de sistema SDI para 0.
  11. Explode os blocos com atributos e não aparece o texto? Use o comando BURST para restituir os valores que pretendia.
  12. Fez alterações no acad.pgp ou através do comando ALIASEDIT e as alterações não têm efeito? Use o comando REINIT, marque a opção PGP File e clique em OK.