Bem vindo ao site pauloferreira.pt. Encontrará aqui alguns temas relacionados com a sua atividade profissional. Divirta-se!

Aotearoa - We Are All Made Of Stars

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

Paulo Ferreira, produtor de vídeo e fotógrafo de Natureza premiado em festivais nacionais internacionais por variadíssimas vezes, estreia, no próximo dia 17, às 18 horas, na Casa de Montezelo, em Fânzeres, Gondomar, o seu mais recente projeto, “Aotearoa – We Are All Made of Stars”. Este filme, rodado na Nova Zelândia, aborda a atual problemática ambiental na perspetiva do povo maori, tendo por base a sua relação com a Natureza e a possibilidade de vida além da morte. Durante a apresentação do documentário, com cerca de 10 minutos, o autor revelará algumas das peripécias que viveu na produção deste trabalho, enquadrado pelas alterações climáticas que a afetam a nossa casa: a Terra. Paulo Ferreira, natural e residente em Gondomar, viu já o seu trabalho distinguido com dois Óscares do Hollywood International Independent Documentary, nas categorias de melhor documentário e melhor fotógrafo na técnica de “timelapse”, e um “Golfinho” de prata no Cannes Corporate Media & TV Awards, na categoria Natureza, Ambiente e Ecologia, prémios que colocam a sua carreira artística num patamar de excelência a nível mundial e único a nível nacional. Depois dos seus filmes nos terem levado, ao longo de quase uma década, pelo Parque de Natureza de Noudar, Parque Natural do Alvão, Parque Nacional da Peneda-Gerês, Douro Internacional, Marvão, Gondomar, Porto e Picos da Europa, Paulo Ferreira guiou-nos, em 2016, por algumas zonas acima do Círculo Polar Ártico, na Noruega, através de “Nordlys – the northern lights”, refletindo sobre as auroras boreais; e, em 2017, por terras do Chile e da Argentina, através de “Patagónia – A Ponta do Mundo”, sustentando uma mensagem muito clara: a preservação do planeta Terra e a necessidade de cada um de nós tomar decisões, antes que seja muito tarde para fazer regredir as alterações climáticas.

Paulo Ferreira vence pela segunda vez "Óscar" do documentário independente

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

laurel hiidaNoticia publicada pela "Agência Lusa" sobre o meu prémio em Los Angeles, com o filme "Patagónia - A Ponta Do Mundo":

[...]O produtor português Paulo Ferreira foi distinguido pela segunda vez com um prémio no âmbito de um festival que decorre em Los Angeles, Estados Unidos, e que é considerado como os "Óscares" dos documentários independentes. Em declarações à agência Lusa, Paulo Ferreira, que venceu o galardão de melhor documentário curto na categoria de natureza no Hollywood International Independent Documentary Awards, referiu que recebeu a notícia "com surpresa, mas também entusiasmo" por ser "uma honra receber um prémio que valoriza quem trabalha de forma independente e tem coragem de arriscar". O produtor de Gondomar é técnico de informática e fotógrafo e dedica os tempos livres à exploração do timelapse, uma técnica que consiste em sequências de fotografia reproduzidas em vídeo com o tempo a apresentar-se de forma muito rápida. Este segundo "Óscar" do documentário independente, que será entregue a 24 de Março em Los Angeles, foi atribuído ao produtor português pelo trabalho Patagónia - A Ponta do Mundo que nasce de uma viagem pela Argentina e pelo Chile.[...]

Clique aqui para ler a notícia completa na revista "Sábado".

Livro Patagónia - A Ponta Do Mundo

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

No dia 3 de novembro de 2017, pelas 21H30 no auditório Municipal de Gondomar, será lançado o meu primeiro livro de fotografia, no qual partilho as memórias da minha aventura por terras da Argentina e Chile, seguido da estreia oficial do documentário curto na técnica de timelapse “Patagónia – A Ponta do Mundo”. Este filme contém uma mensagem muito atual, uma vez mais com narração de Conrad Harvey: a preservação do planeta Terra e a necessidade de cada um de nós tomar decisões, antes que seja muito tarde para fazer regredir as alterações climáticas.
Como a  maioria já sabe, sou técnico de informática, mas os meus tempos livres são dedicados quase por inteiro à exploração da técnica do “timelapse” aplicada a filmes.
Nos últimos dez anos, os meus vídeos têm-vos levado à Noruega, ao Parque de Natureza de Noudar, ao Parque Natural do Alvão, ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, ao Douro Internacional, Marvão, Gondomar e Porto.
Premiado frequentemente em concursos nacionais e internacionais, o meu vídeo “Nordlys – the northern lights” foi distinguido, em 2016, com dezenas de prémios internacionais e um Óscar do Hollywood International Independent Documentary, nas categorias de melhor documentário e melhor fotógrafo na técnica de “timelapse”. O filme, com mais de nove mil fotografias e narração do norte-americano Conrad Harvey, é dedicado às auroras boreais, um fenómeno natural que só é possível visualizar em locais de pouca iluminação artificial, como é o caso das zonas acima do Círculo Polar Ártico.
Este ano, viajei por terras da Argentina e Chile e, no próximo dia 3 de novembro, no Auditório Municipal de Gondomar, lanço um livro de fotografia, das memórias da minha aventura, imediatamente antes da estreia oficial do documentário curto na técnica de timelapse “Patagónia – A Ponta do Mundo”. Mais informação relativa ao evento, pode ser encontrada em: http://www.cm-gondomar.pt/frontoffice/pages/263?event_id=668

Video do Porto em Timelapse ganha prémio internacional

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

Anima Luminaria  ganhou o segundo prémio na categoria de Places In History Tourism Film no Festival Internacional de Cinema Finisterra Arrábida

Num vídeo em time-lapse, o fotógrafo e produtor Paulo Ferreira, desmonta a ideia de um Porto a preto-e-branco para mostrar a cidade da cor e da luz, singular na sua coleção de claraboias e lanternins.
Em menos de sete minutos, transita entre várias cores que pintam a paisagem tripeira. O melhor mesmo é veres com os teus próprios olhos! Mais informação em https://webook.pt/blog/2017/06/05/video-do-porto-em-timelapse-ganha-premio-internacional/#sthash.HXdl545e.dpbs

Paulo Ferreira no Porto Canal

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

Foi com enorme satisfação que recebi um convite para estar presente no programa "Grandes Manhãs" do Porto Canal. O objectivo era falar sobre os meus trabalhos na técnica de timelapse e ao mesmo tempo dar a conhecer o meu próximo projecto que terá lugar na Patagónia algures entre o Chile e a Argentina.

O resumo da entrevista pode ser visto aqui:

http://portocanal.sapo.pt/um_video/6LlDa5bYVlsFlPsDh5Jg/