Bem vindo ao site pauloferreira.pt. Encontrará aqui alguns temas relacionados com a sua atividade profissional. Divirta-se!

Tramas com erros na densidade

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

Porque motivo o AutoCAD não reproduz uma trama da forma mais correcta? Aparentemente a trama não tem um padrão correcto!

Esta é uma pergunta que a maioria de nós já fez em algum dado momento. Na realidade não se trata de um erro na trama, antes sim de um problema de coordenadas demasiadamente grandes. No passado, o AutoCAD trabalhava com "Limits" e definiamos uma determinada área para colocarmos o nosso desenho. Pois bem, neste momento e com as melhorias que têm sido incutidas no software de pojecto, quase já não há limites para representarmos o que quer que seja. Actualmente é mais um problema de desempenho da máquina (ao nível do hardware) do que propriamente de recursos do software. Resolvi colocar aqui esta dica para ajudar quem tem problemas com a representação de tramas. Sempre que a trama não "renderize" como deve ser, podemos sempre recorrer a este método para solucionar o problema:

  • Chamar o comando "Command: HATCHSETORIGIN" e definir um novo ponto a partir do qual iremos recriar a trama (resolvendo a questão do excessivo afastamento ao ponto 0,0).

Existem outras formas de alterar o ponto origem com recurso ao comando transparente "_hatchedit" e usar as várias opções tal como surgem na imagem em baixo: