Bem vindo ao site pauloferreira.pt. Encontrará aqui alguns temas relacionados com a sua atividade profissional. Divirta-se!

Extrusão segundo um "path"

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Profissional

O comando "EXTRUDE" permite a possibilidade de criar sólidos e superfícies por extrusão, aplicada a entidades a duas dimensões. É facilmente encontrado no menu Draw -> Modeling. Neste pequeno tutorial vamos usar concretamente a extrusão segundo um caminho "Path" pré-definido, designadamente ao longo de um objecto ou entidade a indicar, conforme pode ser visto na imagem seguinte:

Caminho da extrus?o

Read More

A opção de extrusão segundo um caminho permite a extrusão de entidades ao longo de um caminho ou percurso dado por outra entidade. Estas entidades podem ser linhas, circunferências, polilinhas 2D ou 3D, splines 2D ou 3D, arcos elipticos, elipses, espirais, arestas de sólidos e superficies, etc.

O objecto á direita na imagem (como por exemplo uma sanca) irá ser extrudido segundo a linha que deriva para a esquerda. Para o fazermos escrevemos na linha de comandos "EXTRUDE" ou através do menu Draw -> Modeling -> Extrude.

 

 

  • Em "Select objects to extrude" clicamos no nosso objecto a extrudir, (aconselho uma polilinha fechada para começar, tal como mostro na 1ª imagem ).
  • Em "Specify height of extrusion or [Direction/Path/Taper angle] escrevemos na linha de comandos "P" para dar instrução de selecção de "Path".
  • Depois de "Enter" aparece "Select extrusion path or [Taper angle] clicamos na polilinha que indica o caminho tal como na 1ª imagem ao lado das setas.
  • Certamente se tudo foi bem executado obterá um sólido parecido com o da imagem seguinte ou então com o que aqui disponibilizo em formato "dwf" para mais fácil visualizar em ambiente 3D. Para o fazer ter? de ter instalado o DWF Viewer, um utilitário gratuito da Autodesk, que poder? encontrar aqui no site na secção de Downloads.

Objecto resultante da aplica??o da extrus?o


Pode fazer o download ou abrir directamente o objecto 3D para visualizar o resultado da extrusão segundo um caminho pré-definido: tut_extrude.dwf


Aconselha-se um browser como por exemplo o Mozilla Firefox para melhor resultados com o uso do visualizador DWF Viewer.

 

Espero ter sido útil com este simples texto. Boas extrusões!

Paulo Ferreira