O documentário de história natural “No Silêncio dos Moinhos”, da autoria do realizador e fotógrafo de natureza, Paulo Ferreira, foi totalmente filmado durante o período de pandemia, num pequeno trecho do vale do rio Sousa, nas proximidades de um conjunto de moinhos de água, designados por Moinhos de Jancido.
As imagens apresentadas são o culminar de dois anos de trabalho naquele território, com recurso a várias técnicas e câmaras dissimuladas em alguns locais na procura de fauna que fosse autóctone daquele local.
Com a duração de cerca de 41 minutos, o documentário aborda pequenas histórias de vida natural, possíveis de ver por quem ali passa, se em silêncio.
Nele podemos ver as aves como a Garça-real, o Guarda-rios, a Águia-de-asa-redonda, o Pica-pau-malhado-grande ou o Pisco-de-peito-ruivo, algumas plantas típicas da região e ainda animais como o Morcego, a Salamandra-de-pintas-amarelas, a Salamandra-lusitânica, o Esquilo-vermelho, o Texugo e a Raposa, a Gineta ou os Pirilampos.
Este trabalho tem como objetivo principal, alertar as pessoas que vivem no concelho de Gondomar e não só, para o facto de que é necessário preservar alguns nichos ecológicos, como é o caso deste nas margens do Sousa. Dado o atual modo de vida, a maioria das pessoas não repara que nas proximidades das suas casas, existe uma significativa variedade de fauna e flora e que nem sempre são preservadas, uma vez que estamos constantemente a ocupar o habitat destes animais e plantas.

Este filme teve a sua estreia em televisão, no passado dia 31 de julho de 2022, integrado na rubrica “O Nosso Mundo”.

Veja aqui o documentário: OPTO | SIC – No Silêncio dos Moinhos

Share this...
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin