Saltar para o conteúdo principal
Há histórias que pedem luz. E há vidas que continuam a voar muito para além do silêncio.
No âmbito da IV Edição do Festival das Reservas da Biosfera de Portugal – Graciosa, no próximo dia 13 de março, às 21h00, no Centro Cultural da Graciosa, apresento o documentário “O Voo de Monteiro – A Vida e Legado de Luís Monteiro” — uma homenagem profunda a um Homem que transformou a paixão em ciência e inscreveu o seu nome na eternidade da natureza.
De Baião às ilhas dos Açores, percorremos a extraordinária viagem de Luís Monteiro, o biólogo que dedicou a vida ao estudo das aves marinhas e cuja investigação conduziu à descoberta do raro Hydrobates monteiroi, o Painho-de-Monteiro — uma espécie que hoje perpetua o seu nome e o seu legado, rasgando os céus do Atlântico.
Entre testemunhos comoventes, paisagens arrebatadoras e a força de uma memória que se recusa a desaparecer, este filme é um convite à reflexão: sobre a delicadeza da vida, sobre a responsabilidade que herdamos, sobre a urgência de proteger o património natural que nos define.
Conto com todos os graciosenses para esta noite de memória, ciência e inspiração.
Porque há voos que nunca tocam o chão.
Este documentário conta com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, do Município de Santa Cruz da Graciosa e do Município de Baião.